Sobre Lenir

Lenir Rodrigues é roraimense, filha de Mucajaí. Luta pelas minorias sociais e pela classe trabalhadora. Com amplo trabalho de proteção às mulheres, Lenir foi reeleita para o segundo mandato com quase cinco mil votos. É defensora pública, formada em Direito, Letras, Pedagogia, mestre em Antropologia e doutora em Direito Internacional.

 

 

 

Lenir presidiu, na Assembleia Legislativa, a Comissão de Educação, Desportos e Lazer e integrou as seguintes comissões: de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social; de Políticas Indigenistas; de Viação, Transporte e Obras; e de Constituição, Justiça e Redação Final.

Foi relatora de projetos como o Plano Estadual de Educação, o PCCR da Educação, e projetos de interesse social para a Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas. Defendeu para o orçamento de 2018, R$ 10 milhões para progressões de profissionais da Educação e R$ 6 milhões para progressões de profissionais da saúde.

Conheça as leis aprovadas por Lenir.

 

 

A deputada está à frente da Procuradoria Especial da Mulher desde 2015. Na gestão de Lenir, foram criados os Núcleos Reflexivo Reconstruir e de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, cujo trabalho passou a ser reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Lenir também coordena o CHAME, desde 2015. O centro oferece atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, ações de prevenção, audiências de conciliação bimestrais pela Vara da Justiça Itinerante e Defensoria Pública. Além disso, também oferece palestras de sensibilização ministrada por advogada e psicóloga, que abordam os tipos de violência, a Lei Maria da Penha, feminicídio, e informam sobre os serviços disponíveis no Centro. 

Desde 2015, o CHAME já atendeu quase cinco mil mulheres. A atuação de Lenir tornou o Centro referência nacional, premiado pela câmara dos deputados.

Lenir criou a Secretaria Estadual de Cultura, valorizou as quadrilhas juninas e os Pontos de Cultura. Realizou o Arraial do Parque Anauá em suas gestões como secretária e apoiou as Fanfarras e Bandas de Músicas com compra de instrumentos musicais.

Desporto

Enquanto secretária,  oportunizou aos estudantes disputarem os Jogos Escolares Brasileiros e apoiou os Jogos Indígenas de Roraima;

Diretora do Centro Sócio Educativo e Escrivã Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Sócia Fundadora e Primeira Secretária da Associação dos Servidores do TJ/RR.

 

Foi a Primeira Presidente da Associação dos Defensores públicos e exerceu a Presidência em outro período, foi a primeira Defensora Geral do Estado do Primeiro Concurso público. Atendeu Boa Vista e São Luiz do Anauá na execução penal, incluindo todos os assistidos do Sul do Estado. Sempre visando a justiça social e a ressocialização. Atualmente Trabalha nas Varas de Família e Sucessões. Diretora Primeira Secretária da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).

 

Lenir foi Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e participou ativamente na implantação dos Conselhos Municipais e Conselhos Tutelares da maioria dos municípios de Roraima.

Desde a adolescência, Lenir presta serviço voluntário, por fazer parte da Federação de Bandeirantes Do Brasil.

 

 

Pedagogia(UFPA), Letras (UFSM/RS) e Direito (UFRR). Especializações em Direito Civil e Processo Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Política Pública de Trabalho e Renda, e PRADIME (Gestão de Secretarias Municipais de Educação). Mestrado em Direito Internacional e Mestrado em Antropologia. Doutorado em Direito Internacional.

Cidadã Uiramutaense, Medalha São Joaquim (maior condecoração do Estado de Roraima), Medalha Rio Branco (maior condecoração do Município de Boa Vista), Título "Orgulho de Roraima" (maior condecoração da Assembleia Legislativa de Roraima, "Um Dia com o Conselho" (maior homenagem do Conselho de Cultura), "Amiga da Equoterapia"; "Amiga do 7° BIS"; entre vários títulos de Professora Homenageada, Patronese e Paraninfa de Formaturas e Formação de Militares.

Formação acadêmica

Outras atividades

Títulos e condecorações

Primeiro mandato

Procuradoria Especial da Mulher

Defensoria Pública Estadual

Cultura e desporto