Retrospectiva 2019 - As ações de Lenir Rodrigues que foram destaque na imprensa


Em agosto a deputada Lenir Rodrigues esteve a frente das comemorações dos 13 anos da Lei Maria da Penha.


A Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, completou 13 anos no dia 7 de agosto e para alertar a população sobre a violência doméstica, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Procuradoria Especial da Mulher, coordenado pela Deputada Lenir Rodrigues (CIADANIA) realizou uma panfletagem em frente à Assembleia Legislativa de Roraima.


Na ação, a equipe do Chame e da Procuradoria Especial da Mulher entregou panfletos explicando o que é a violência doméstica, quais são os tipos de agressão, e como funciona o atendimento no Chame. Para a advogada do Chame, Aline Monteiro, levar a informação para a população é uma forma de sensibilizar cada vez mais pessoas para essa luta e também prevenir novos casos. “As mulheres ficam mais cientes de seus direitos, sentem-se mais protegidas e acabam denunciando”, explicou.

Cinco tipos de violência que a mulher deve denunciar.


A advogada do Chame, Aline Monteiro, esclarece que a violência física não é a única forma de agressão à mulher e, citou os cinco tipos de agressão previstos na Lei Maria da Penha.

Violência Física: qualquer ato contra integridade ou saúde corporal da vítima, deixando marcas ou não.


Violência Psicológica: é qualquer ação que cause prejuízo psicológico e/ou dano emocional. Pode ser manifestada ainda, pela tentativa de controle do comportamento da mulher


Violência Patrimonial: situações que implicam em destruição de bens, documentos pessoais e instrumentos de trabalho.


Violência Sexual: é aquela que força a mulher a presenciar, manter ou participar de relação sexual indesejada. Impedir o uso de método contraceptivo ou forçá-la à gravidez, aborto ou prostituição, mediante força.


CHAME


O Chame presta atendimento jurídico, psicológico e social da mulher e da família vítimas de violência doméstica, garantindo assim, seus direitos assegurados pela Lei Maria da Penha. Quem quiser mais informações sobre o Centro pode entrar em contato pelo ZapChame (95) 98402-0502. A instituição está localizada na Rua Coronel Pinto, nº 524, Centro.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

0 visualização