Retrospectiva 2019 - As ações de Lenir Rodrigues que foram destaque na imprensa


Em abril de 2019 a deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA), presidente da Comissão de Políticas Indigenistas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), falou sobre as pautas indígenas e os trabalhos da Comissão para esta legislatura.

A parlamentar disse estar que a Comissão estava atuando principalmente para a garantia dos direitos indígenas à saúde e também à educação indígena, por meio de trabalho em conjunto com outras comissões da ALE. Outra ação prioritária da comissão foi de fortalecer o diálogo com os representantes indígenas e buscar soluções conjuntas para as principais demandas das comunidades, segundo ela.

Na época a deputada acompanhou a visita da comitiva de ministros do Governo Federal à Roraima, na qual foi decidido incluir o Linhão de Tucuruí, que passa pela reserva Waimiri Atroari como Alternativa Energética Estratégica para Soberania e Defesa Nacional, acelerando o processo de licenciamento ambiental.

Ainda no mês de abril a Comissão solicitou uma audiência pública para discutir as políticas públicas voltadas para as comunidades indígenas. O evento ocorreu no dia 24 no plenário Deputada Noêmia Bastos, na ALE. Lideranças indígenas e autoridades foram convidadas para trazer para Roraima as discussões levantadas durante a mobilização nacional do Acompanhamento, que acontece de 24 a 26 de abril em Brasília.

Lenir cobra respostas sobre o inicio das aulas da Educação no Interior e Comunidades Indígenas

No início do mês, a Comissão de Educação, Desportos e Lazer, solicitou respostas sobre o início das aulas no Interior e comunidades indígenas do Estado, que estão sem aulas desde agosto de 2018. A Secretaria de Educação, no entanto, não prestou os esclarecimentos que solicitamos e a Comissão decidiu acionar o Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) para garantir o calendário definitivo de retorno das aulas.

Jacildo Bezerra Tecnólogo em Gestão Pública Acadêmico de Jornalismo - Universidade Federal de Roraima

Gestor e Produtor Cultural 

(95) 91623520 (95) 981115582

E-mail alternativo: jacildo97@yahoo.com.br

20 visualizações