Núcleo da Assembleia trabalha na Prevenção do Tráfico de Pessoas



O dia 23 de setembro marca as atividades educativa quanto ao Dia Internacional contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças. Em Roraima, a Assembleia atua juntamente com outras entidades para este fim através do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, criado julho de 2016 pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

As ações do Núcleo são coordenadas pela deputada estadual Lenir Rodrigues e desde a sua criação foram realizados 25 atendimentos distribuídos em 13 denúncias recebidas e 70 ações foram encaminhadas as autoridades competentes, beneficiando 8 localidades e municípios, dentre eles Boa Vista, Bonfim, Pacaraima, Caracaraí, Rorainópolis, Novo Paraíso, Manaus, Lethen e Georgetown.

Um das ações desenvolvidas é o Projeto Educar é Prevenir – que já atendeu 33 escolas estaduais de ensino médio na capital e interior. Foram capacitados através de palestras e rodas de conversa com autoridades 1740 professores e funcionários e 5.400 alunos na prevenção ao Tráfico de Pessoas. Atualmente suspenso devido a pandemia.

Outras ações

Projeto Cartilha da Lei 13.344/16 - foram entregues 4.120 unidades em 18 instituições e organizações da sociedade civil no Estado de Roraima. Suspenso tb.

Projeto Prevenção sem Fronteiras - capacitação na prevenção ao Tráfico de Pessoas nos órgãos municipais no interior do estado de Roraima. Suspenso tb.

Segundo a deputada estadual Lenir Rodrigues, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, o Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às vítimas de Tráfico de Pessoas tem uma importância significativa no estado visto que aqui possui duas fronteiras internacionais (Venezuela e Guiana Inglesa) e uma nacional (Amazonas).

“A relevância do trabalho busca a garantia do atendimento especializado com acolhimento humanizado e escuta qualificada das vítimas encaminhando-as a rede de atendimento”, disse a deputada, que enfatizou a importância dos projetos sociais e campanhas/ações com a finalidade de atingir público-alvo do Tráfico de Pessoas através da prevenção, firmando parcerias com a rede de serviços a fim de combater o tráfico de pessoas no Estado de Roraima.


O Núcleo atende na Av. Ville Roy, 5717 Sala 208 Centro.

Disque denúncias

3624-8073 – Núcleo de Prevenção Tráfico de Pessoas

100 – Violação Direitos Humanos

180 – Centro de Atendimento à Mulher

3621-1500 – Policia Federal

191 – Polícia Rodoviária Federal

181 – Polícia Civil

98402-0502 – Zapchame

47 visualizações1 comentário