Lenir faz pedido de informações sobre combate ao Covid-19 nas comunidades indígenas de Roraima

Informações serão requeridas por meio da ALERR aos órgãos competentes.




A deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA), por meio da presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), protocolou um requerimento de informações sobre as ações que estão sendo realizadas por órgãos e entidades estaduais no combate à disseminação do Covid-19 nas comunidades indígenas de Roraima.

Roraima registra ao menos 33 mortes de indígenas vítimas do novo coronavírus, sendo o terceiro estado do Brasil nessa estatística. As informações foram divulgadas pela Articulação dos Povos Indígenas pelo Brasil (APIB).

“Estamos enfrentando uma crise mundial, decorrente da pandemia causada pelo covid-19 e isso pode ter consequências muito graves para os povos originários. Precisamos que as ações cheguem nas vilas, vicinais e comunidades do nosso Estado”, disse.

Para Lenir, é importante que a Casa esteja ciente das ações que estão sendo executadas de forma complementar, coordenada e integrada pelos órgãos competentes, até mesmo para auxiliar no combate à disseminação do vírus.

O requerimento será enviado aos órgãos e entidades responsáveis pelo assunto, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) no Estado de Roraima, Secretaria de Saúde do Índio (SESAI-RR), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, Secretaria do Índio do Estado de Roraima e Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Roraima (SESAU/RR).

0 visualização