Jovens do Cidadania fazem panfletagem para prevenção de DST’s no carnaval



Integrante do movimento Jovem do Partido da Cidadania 23 em Roraima realizou, nesta segunda-feira (17), a distribuição de panfletos para a conscientização sobre DST's e sua prevenção. Ação ocorreu no semáforo em frente ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

A ação visa conscientizar as pessoas da importância da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, em especial nessa época do carnaval. Os jovens distribuíram panfletos alertando sobre a necessidade do uso de preservativos na festa de momo.

Segundo a deputada estadual Lenir Rodrigues, presidente do Cidadania em Roraima, enalteceu a ação dos jovens. “Nós só temos a agradecer a ação do Grupo Diretivo da Juventude 23 de Roraima, alertando sobre essas doenças à nossa população”, disse Lenir.

A ação teve a finalidade de incutir nas pessoas noção de curtir a festa com responsabilidade. Dados do Ministério da Saúde de 2018 mostram que os jovens são os que menos usam preservativos.

Dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira apontam queda no uso regular de camisinhas entre a faixa etária de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8%, em 2004, para 34,2%, em 2013.

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) – realizada nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos – reforça esse cenário: 35,6% dos alunos não usaram preservativos em sua primeira relação sexual.

No carnaval de 2018 o Ministério da Saúde distribuiu 106 milhões de preservativos masculinos, 200 mil femininos e 3,8 milhões de unidades de gel lubrificante para todo o Brasil.

5 visualizações