DIA DE ENFRENTAMENTO




Núcleo recebeu 12 denúncias sobre tráfico de pessoas em Roraima


O Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será lembrado com a realização de um Webinário ontem em Boa Vista.


CIDADES

Por Folha Web

Em 29/07/2020


O Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas recebeu 12 denúncias relacionadas a tráfico de pessoas no estado (Foto: Divulgação)


Desde o ano de 2016, o Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (NPTP/PEM), recebeu 12 denúncias relacionadas a tráfico de pessoas no estado.


Além disso, o núcleo realizou 70 ações, e percorreu oito municípios (Bonfim, Pacaraima, Caracaraí, Rorainópolis, Novo Paraíso, Manaus, Lethen e Georgetown).


Com o projeto Educar é Prevenir, foram atendidas 33 escolas estaduais de ensino médio na capital e interior. E 1740 professores e funcionários foram capacitados através de palestras e rodas de conversa com autoridades. Além de 5.400 alunos que participaram de palestras.


De acordo com o coordenador do NTPM, Glauber Rolim Batista, o núcleo  tem uma importância  significativa no Estado visto que aqui possui duas fronteiras internacionais.


“A relevância do trabalho busca a garantia do atendimento especializado com acolhimento humanizado das vítimas encaminhando-as a rede de atendimento. Busca também na criação de projetos sociais e campanhas/ações atingir público-alvo do Tráfico de Pessoas através da prevenção, firmando parcerias com a rede de serviços a fim de combater o tráfico de pessoas no Estado de Roraima”, informou.


Evento on-line sobre tráfico de pessoas ocorre hoje à tarde nos canais da Ejurr


O Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será lembrado com a realização de um Webinário, logo mais às 16h. O evento é coordenado pelo Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas – COESTRAP/RR, em parceria com a Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr).


A transmissão será feita por meio dos canais oficiais da Ejurr nas plataformas YouTube, Instagram e Facebook.


O evento terá como mediadores os magistrados Graciete Sotto Mayor Ribeiro - Tribunal de Justiça de Roraima, Eliane Cunha Martins Leite – Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e Felipe Bouzada Flores Viana – Tribunal Regional Federal da 1ª Região, membros do COESTRAP/RR.


Confira a programação:


Tema: Panorama do Tráfico de Pessoas no Estado de Roraima e o Atendimento Psicossocial


Palestrante: Maria do Socorro Batista Santos – Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher/ Assembleia Legislativa de Roraima;


Tema: Constitucionalidade, convencionalidade e combate ao trabalho análogo ao escravo no Brasil


Palestrante: James Magno Araújo Farias - Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 16º Região/MA


Tema: Enfrentamento ao tráfico de pessoas sob a ótica da investigação criminal


Palestrante: Richard Murad Macêdo - Delegado Federal – Superintendente Regional (Titular) SR/PF/RR


Tema: A Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na perspectiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública


Palestrantes: Cláudio de Castro Panoeiro - Secretário Nacional de Justiça/ Ministério da Justiça e Renata Braz Silva - Coordenadora-Geral de Enfrentamento e Contrabando de Migrantes/ Ministério da Justiça


fonte: FolhaBv


https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Nucleo-recebeu-12-denuncias-sobre-trafico-de-pessoas-em-Roraima/67608

8 visualizações