Deputada Lenir Rodrigues quer apoio psicológico à população em função do Covid-19



A deputada estadual Lenir Rodrigues apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima, o Projeto de Lei Nº064/2020 que autoriza o poder executivo a criar um portal online e via telefone de comunicação entre profissionais da saúde mental e pessoas que sofrem com crise de ansiedade, pânico, depressão e semelhantes devido a quarentena preventiva, em razão do covid-19.

O PL autoriza o governo do estado a criar um portal de comunicação online e via telefone entre psicólogos e pessoas com transtorno de ansiedade, pânico, depressão e semelhantes, que funcionará vinte e quatro horas atendendo pessoas beneficiadas na lei, bem como os que se acharem inseguros e na necessidade de conversar com um profissional ou não profissional voluntário.

O portal funcionará com profissionais de Saúde Mental, dentre os quais Psicólogos, psiquiatras, Neurologistas e outros, que poderão se cadastrar no portal, para trabalhar de forma voluntária, sem qualquer encargo trabalhista ao Estado.

Também poderão atuar voluntários não profissionais em Saúde Mental, para conversar com o intuito de tranquilizarem o indivíduo em situação de risco prevista na lei. O Governo de Roraima deverá estabelecer as demais diretrizes de funcionamento do portal.

Segundo a deputada Lenir Rodrigues, o Covid19 trouxe pânico, insegurança e medo tanto em aspectos físicos e biológicos, sendo necessário uma atenção especial à saúde mental e emocional das pessoas, tendo em vista que há um grande impacto viral de notícias falsas, denominada “Fake News”, que acaba colaborando no aumento do medo e desespero das pessoas, incertezas, gerando na maioria das vezes transtornos de ansiedade, pânico dentre outros sintomas.

31 visualizações