Deputada Lenir quer que estabelecimentos de saúde privados ofereçam testes de covid-19 gratuitos




A deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA) apresentou indicação ao Governo de Roraima para que autorize os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, em oferecer teste rápido para covid-19 para todos os profissionais de saúde, administrativos e de limpeza.

De acordo com a parlamentar, com o advento da pandemia global com o surgimento do Covid-19, os profissionais que atuam dentro dos estabelecimentos de saúde são os mais expostos a contrair a doença, como ocorreu em todos os locais em que o vírus se propagou descontroladamente.

Segundo a deputada, a proposta se fundamenta na necessidade de proteger os profissionais do setor, uma vez que enquanto “se espera que, na comunidade em geral, um portador do vírus infecte de 2 a 3 pessoas, no âmbito dos serviços de saúde um profissional de saúde que esteja contaminado pode infectar até 9 pessoas”.

Além disso, recentemente um servidor da Saúde que trabalha no Hospital Geral de Roraima como técnico de radiologia teve diagnóstico positivo para o Covid-19 e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, segundo informações da Secretaria de Saúde. Igualmente foi registrado um óbito decorrente do vírus covid-19 de um servidor da Casai - Casa do Índio, onde exercia suas atividades como motorista.

Desta forma, disse Lenir “é visível a disseminação do vírus em nosso Estado, tornando-se impossível saber quem está infectado, até porque os testes somente são disponibilizados para casos considerados graves, enquanto isso as pessoas que não manifestaram a doença, acabam tornando-se grande vetores e contribuindo na disseminação de forma involuntária”.

“Por isso, todas as medidas de contenção e prevenção devem ser tomadas, principalmente a proteção à saúde dos trabalhadores que atua na linha de frente ao enfrentamento do Covid-19 é fundamental, uma vez reconhecida a propensão para propagação de corona vírus nos serviços de saúde”, finalizou a deputada.

33 visualizações