Deputada Lenir participa de Comemoração do Centenário do Movimento Bandeirante no Rio de Janeiro

Atualizado: 15 de Ago de 2019




A deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA) participa no Rio de Janeiro, com uma comitiva de 12 pessoas, participando do Acampamento Nacional do Movimento Bandeirante do Brasil, no Forte Rio Branco, em Niterói. O evento faz parte das comemorações do Centenário do Movimento Bandeirante do Brasil.

O ponto alto do encontro será a abertura da Cápsula do Tempo, cujo lançamento ocorreu no Jubileu de Ouro do Movimento no Brasil, em agosto de 1969. Na ocasião os Bandeirantes encerraram uma Cápsula do Tempo para ser aberta no dia 13 de Agosto de 2019, que é o Dia Nacional do Movimento Bandeirante - no ano do Centenário do Movimento no Brasil. A cápsula contém mensagens e uma fita cassete gravada por Jerônyma Mesquita. A solenidade de abertura foi acompanhada por uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A Cerimônia de abertura da Cápsula acontecerá no dia 13 de agosto de 2019, às 9h, no Monumento aos Pracinhas, na Av. Infante Dom Henrique nº 75 – Glória – Rio de Janeiro/RJ.

A deputada é bandeirante desde criança, inscrita pela professora Maria Luiza Campos, a Malu, já falecida. Em Roraima o Movimento Bandeirante foi fundado Por Maria Luiza Bueno Brasil, a Petita Brasil, dia 12 de setembro de 1966, com 53 anos de atividades ininterruptas desde então.

Por meio do movimento Lenir participou de várias capacitações na área de liderança, inclusive conhece todas as capitais do Brasil e alguns páises do mundo, como a Inglaterra, EUA, México, Egito, Uruguai, Paraguai. Chile, Argentina, Costa Rica, Venezuela e Guiana. Além de outras cidades. Já ocupou vários cargos dentro do Movimento, tais como Coordenadora de Grupo, de Núcleo, de Coordenadora Estadual, tendo inclusive exercido o cargo de Assessora Nacional.

O Movimento - O Bandeirantismo é um movimento educacional que desde 1919 trabalha para a formação de valores e a vivência cidadã de crianças e jovens no Brasil.

A força do Movimento Bandeirante está nos programas inovadores de educação não formal, no desenvolvimento de liderança e da capacidade de advocacy e na ação comunitária, empoderando crianças e jovens para desenvolver as habilidades e a confiança necessárias para fazer mudanças positivas em suas vidas, comunidades e no país. O resultado de seu trabalho é o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de seus projetos que comprovam forte atuação social, levando benefícios às comunidades locais e tendo contribuído para a formação de mais de um milhão e meio de crianças e jovens.

Jerônyma Mesquita - Jerônyma foi a fundadora da Associação das Girl Guides do Brasil (primeiro nome da Federação de Bandeirantes do Brasil) em 1919. O Movimento Bandeirante se apresentava como uma proposta de educação pioneira, por acreditar na importância da mulher em assumir um papel mais atuante nas mudanças da sociedade. Jerônyma dedicou sua vida ao Bandeirantismo e foi homenageada com o título de Chefe Fundadora do Movimento Bandeirante brasileiro. Ela também foi uma das mais atuantes sufragistas, atuando na luta pela conquista do direito ao voto pelas mulheres. Em sua homenagem, o dia seu aniversário, 30 de abril é comemorado no Brasil, o Dia Nacional da Mulher Brasileira.

3 visualizações