CHAME realiza atendimento no Dia da Visibilidade Trans em Roraima

A Associação das Travestis e Transexuais do Estado de Roraima – realizou no dia 28 de janeiro uma ação para marcar a passagem do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que comemorado dia 29 de janeiro.

A ação social foi direcionada a toda a população, no horário das 8:00 às 12:00 hrs na Unicless do Bairro Raiar do Sol, localizado na na Avenida Estrela Dalva no Raiar do Sol.

Dentre os serviços que foram oferecidos de forma gratuita, estão médicos clínicos, acolhimento psicológico, saúde bucal, testagem rápida, palestras informativas, orientações jurídicas, corte de cabelo, atendimento da Vara da Justiça Itinerante, além da presença da Equipe do CHAME – Centro Humanitário de Apoio a Mulher, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, coordenado pela deputada estadual Lenir Rodrigues.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans aqui no Brasil é uma data é muito significativa para a luta – que é diária – das travestis e transexuais. Nessa data, no dia 29 de janeiro de 2004, mulheres transexuais, homens trans e travestis foram a Brasília lançar a campanha “Travesti e Respeito” para promover a cidadania e o respeito entre as pessoas e que mostrasse a relevância de suas ações no Congresso Nacional. Foi o primeiro ato nacional organizado pelas próprias trans e isso repercutiu muito, de maneira que não só a data é lembrada e celebrada, como diversas manifestações e passeatas aconteceram ano após ano para reafirmar a importância da vida dessas pessoas. Na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo de 2016, esse tema foi levantado:“Lei de identidade de gênero, já! Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!“. Naquele ano, cerca de 3 milhões de pessoas foram à Avenida Paulista celebrar e protestar a favor dos direitos das trans e de todos os LGBT.

15 visualizações